top of page

Você faria tratamento médico sem diagnóstico prévio?

A importância da Avaliação Física para prática de exercícios.


Se você é uma pessoa preocupada com a saúde, aposto que não sairia por aí fazendo tratamento médico sem um diagnóstico profissional prévio. Não é?


O mesmo raciocínio se aplica ao contexto da prática de exercícios. Assim como o diagnóstico é imprescindível para uma ação terapêutica adequada, a avaliação física em academia é fundamental para a prática de qualquer atividade física.


Imagine um grupo de amigas, com objetivos e limitações diferentes, entrando em uma academia e simplesmente seguirem uma ficha de treinamento padrão. Acha mesmo que elas iriam obter algum resultado? Algum resultado sim, pois o corpo que está acostumado ao sedentarismo, reage positivamente ao simples fato de começar a se exercitar, como por exemplo, melhoria na qualidade do sono e maior disposição. No entanto, se o objetivo for mais específico como emagrecimento, hipertrofia, fortalecimento, dentre outros, é muito provável que os resultados não sejam satisfatórios ou nem apareçam. E ainda, a prática realizada de maneira inadequada pode provocar lesões graves à saúde, muitas vezes irreversíveis.


Infelizmente, é muito comum presenciar nas academias a situação descrita. A falta da avaliação física previamente ao programa de exercícios ocorre, em geral, por dois motivos:


1. Não oferta: É lamentável, mas muitas academias não oferecem o serviço, o que demonstra uma tremenda irresponsabilidade, falta de ética profissional e desvalorização do cliente.

2. Recusa do cliente: Não raro, o cliente descarta a avaliação para não precisar pagá-la; por achá-la desnecessária ao se sentir bem fisicamente; ou ainda, por pensar que as avaliações são substituíveis, como por exemplo, numa consulta nutricional obter o índice de massa magra, percentual de gordura etc.


Mas afinal, o que é Avaliação Física em academia?

A avaliação física em academia é o processo realizado pelo educador físico para diagnosticar as condições de saúde física de uma pessoa com o intuito de prescrever o programa de exercícios de maneira adequada a partir de identificação das necessidades e limitações individuais.


Em outras palavras, é o ponto de partida para elaborar um programa de treinamento específico, adequado e personalizado, levando em consideração as particularidades do indivíduo. O profissional capacitado poderá identificar possíveis riscos para doenças cardiorrespiratórias, metabólicas e até mesmo alterações no sistema locomotor, o que irá permitir o devido encaminhamento para outros especialistas e tornar a prática do exercício mais segura.


De modo geral, uma boa avaliação física passa pelas seguintes etapas:



Como vimos, o processo de avaliação física é bastante complexo e envolve múltiplas variáveis. Além de ser importante para prescrever os treinos, é uma excelente ferramenta de acompanhamento dos resultados e deve ser feita de maneira contínua.


Por fim, se você está pensando em começar a praticar exercícios faça do jeito certo, comece pela avaliação física!


145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page