top of page

Obesidade: a doença além do peso.

Muitos pensam na obesidade como um problema de pessoas preguiçosas e sem determinação para perder peso. No entanto, a questão é mais séria e vai muito além de simplesmente ter força de vontade para emagrecer. No Brasil, mais de 50% da população tem excesso de gordura corporal. Não é à toa a Organização Mundial da Saúde apontar a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública, com estimativa de ser a segunda principal causa de morte no mundo.


Mas afinal, o que é obesidade?

A obesidade é uma condição de patologia crônica caracterizada pelo excesso de peso e de gordura corporal, gerada por um distúrbio metabólico que interfere no balanço energético (ingestão de calorias versus o gasto de energia ao longo do dia), resultante da combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais.


O problema desta doença não está só na estética, mas também nas comorbidades. Em outras palavras, nas patologias associadas que reduzem significativamente a qualidade de vida do indivíduo podendo até levar à morte. Diabetes tipo 2, colesterol alto, síndrome metabólica, cardiopatias, doenças pulmonares, compulsão alimentar e depressão são alguns dos exemplos.


Sabe-se que a origem da obesidade é multifatorial, mas ainda não está claro como um fator está relacionado à outro. As causas podem ser classificadas em endógenas – inerentes ao organismo como doenças nas glândulas endócrinas, fenômenos psicológicos, distúrbios neurológicos e alterações no código genético – ou exógenas – variáveis externas relacionadas ao estilo de vida, alimentação inadequada, medicamentos e desreguladores endócrinos. Contudo, os principais elementos que contribuem para o desenvolvimento desta doença são: o sedentarismo e a má alimentação.


Uma coisa é certa: a obesidade pode trazer consequências catastróficas à vida de uma pessoa. Precisamos fazer a nossa parte para ajudar a combater esta doença. Tanto para prevenir quanto tratar, é fundamental adquirirmos cada vez mais conhecimento sobre o assunto. Pensando nisso, vamos fazer uma série de posts relacionados ao tema. Acompanhe ao longo das próximas semanas.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page