É muito comum ouvir idosos dizendo que academia é lugar para gente jovem e, na cabeça deles, não há mais tempo de começar. Isto é um erro! Confira abaixo, alguns motivos pelos quais a prática regular de exercício físico é um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida na terceira idade.
O envelhecimento é um processo natural e inevitável do desenvolvimento humano, no qual ocorrem mudanças significativas: tanto negativas, com perdas e declínios, quanto positivas, como ganhos e crescimentos.
No lado negativo, geralmente ocorrem alterações anatômicas, fraqueza muscular, perda de massa magra, osteoporose, problemas de articulação, diminuição da capacidade funcional, declínios cognitivos, dentre outras dificuldades. Além das modificações biológicas, a terceira idade pode vir acompanhada de sentimentos negativos relacionados a ideia de improdutividade, tornar-se um peso para a família e, ainda, falta de sentido devido às mudanças nos papéis sociais que impactam diretamente no bem-estar do indivíduo e aumenta a pré-disposição para a depressão.
Já pelo lado positivo, embora para muitas pessoas esta fase seja encarada de forma negativa, tornar-se mais velho não precisa ser recheado de dores e declínios. É também um momento que pode promover crescimento e sensação de completude, devido à experiência de vida acumulada e ao maior tempo disponível para desenvolver potencialidades e realizar projetos pessoais. Envelhecer com saúde permite desfrutar de atividades muito prazerosas como: viajar, praticar esportes, dançar, voluntariar, dar mais atenção à família etc.
Para otimizar os fatores positivos e minimizar os negativos, o estilo de vida é um fator que exerce forte influência no curso do envelhecer, o que nos leva ao conceito de envelhecimento saudável:
Envelhecimento saudável é o processo de tornar-se mais velho atuando conscientemente na minimização das perdas (redução das doenças e os impactos gerados pela idade) e otimização de ganhos (crescimento pessoal e desenvolvimento das potencialidades), através de um estilo de vida saudável, com o objetivo de alcançar a longevidade útil.
A partir desta conceituação, é imprescindível manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, e sono adequado e atividade física.
No que tange aos exercícios físicos, a prática regular na terceira idade proporciona vários benefícios:
· Perda de gordura corporal;
· Redução da pressão arterial;
· Diminuição do risco de quedas e fraturas;
· Melhoria da capacidade cardiorrespiratória;
· Auxílio no tratamento e prevenção da depressão;
· Fortalecimento muscular e aumento/manutenção da massa magra;
· Maior autonomia para realizar movimentos básicos como agachar e levantar;
Além dos exemplos citados acima, realizar exercícios promove benefícios ao nível social, pois o praticante começa a formar novos vínculos, engaja-se em novas atividades, aumenta o sentimento de pertencimento a determinado grupo, resultando no aumento do bem-estar. Portanto, é fundamental contribuir para o esclarecimento dos idosos quanto à importância da prática de exercícios para atuar na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento e melhorar seu bem-estar biopsicossocial.
Nunca é tarde para começar. Escolha o envelhecimento saudável. Só depende de você.
Comments